Você passa a semana inteira treinando e, depois de cinco longos dias de treino e trabalho, chega o final de semana. Tudo que você quer é ir para o bar com os amigos e tomar aquela cerveja gelada (isso mesmo! Até já te deu água na boca!). Mas… será que quem faz musculação pode tomar cerveja?

Essa é uma dúvida que apavora muitas pessoas que estão treinando. Será que as bebidas alcoólicas atrapalham o desempenho nos treinos? A gelada no fim de semana está comprometida?

Para quem está em fase de treino, os efeitos do álcool podem sim atrapalhar o desempenho. Mas, calma! Você não irá precisar cortar radicalmente a diversão do sábado, nem o chopp do domingo. Você entenderá mais sobre esse assunto ao longo deste texto.

 

Bebidas alcoólicas – afinal, o que fazem com o organismo?

O debate sobre o álcool é constante na sociedade brasileira. E isso não é por acaso. As bebidas alcoólicas geram inúmeros prejuízos para quem ingere, e para a sociedade ao redor. Mortes no trânsito, violência domésticas, brigas em lugares públicos e festas e, além disso tudo, os problemas de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o álcool é a droga mais consumida no mundo. Entre os principais efeitos do álcool no organismo, em primeiro estágio, estão:

  • Euforia, desinibição (perda de vergonha, timidez)
  • Descontrole
  • Sono
  • Perda de coordenação motora
  • Desequilíbrio
  • Perda de memória
  • Perda de concentração
  • Aumento do ritmo cardíaco
  • relaxamento ou prazer

 

Entretanto, a medida em que uma maior quantidade é ingerida, os efeitos vão se agravando. Como, por exemplo, a perda de consciência e parada respiratória, levando o indivíduo à morte. O consumo constante de álcool também leva à falência diversos órgãos como o coração, fígado, estômago e, também, vasos sanguíneos. E isso provoca diversas doenças e até a morte do indivíduo. Por gerar prazer e relaxamento, o álcool também vicia, causando o alcoolismo – considerado uma doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Por tudo isso, lembre-se sempre: beba com moderação!

 

Musculação Vs Bebidas Alcoólicas

Se for como moderação, posso beber mesmo fazendo musculação?

O álcool ocasiona efeitos negativos até para quem não faz treinamento e musculação. Portanto, sim: ingerir bebidas alcoólicas pode atrapalhar o seu desempenho nos treinos de musculação. Um dos motivos para isso é a desidratação, causada pelo efeito diurético da bebida (principalmente a cerveja). O álcool desidrata nosso organismo, e isso é extremamente prejudicial para o desempenho dos músculos. Sabe quando você bebe muito e vai muito ao banheiro? Você não está liberando a cerveja ingerida. Você está eliminando líquido – a água do seu corpo.

Outros dois motivos importantes são: deficiência na absorção de vitaminas e na produção de testosterona. Sem vitaminas não há ganho de massa muscular. Pode esquecer e abandonar os pesos – não vai adiantar nada!

 

Mas por que tirar o álcool da dieta é tão difícil?

Você pode estar totalmente desestimulado ou desestimulada, principalmente, se estava combinando o futebol no sábado ou a balada com as amigas! Mas, como provocação, pergunte para você mesmo(a): Por que cortar o álcool é tão difícil?

Para fazer musculação é preciso entrar em uma dieta rigorosa. Não é mesmo? Carboidratos controlados, doces e gorduras cortados, e bastante água. Você já teve que desapegar do chocolate, da picanha do churrasco, da pizza. Por que não desapegar das bebidas alcoólicas?

O álcool está no convívio das pessoas, é algo socialmente aceito e voltado para a interação. Uma roda de conversa, uma balada, uma mesa no bar. O álcool está ali. Mas será que ele é realmente importante para a sua diversão?

Aliás, o álcool deve ser evitado (como o chocolate, o açúcar…). Mas, de vez em quando, o final de semana pode ter uma ou duas latinhas de cerveja (com moderação!).

 

Musculação Vs Bebidas Alcoólicas

Hipertrofia, definição, ganho de peso vs álcool

A dica básica é: evite o álcool!

Independentemente do seu objetivo (hipertrofia, ganho de peso ou definição), o álcool apenas irá atrapalhar o seu desempenho. Por isso, controle-se e veja isso como uma dieta necessária para atingir seus objetivos.

As bebidas alcoólicas ocasionam diversos prejuízos à saúde humana. Não devem ser evitadas e controladas apenas durante o processo de treinamento e musculação. Mas, todas as pessoas devem moderar a ingestão dessa droga.

Aproveite os finais de semana com segurança e saúde! E não se esqueça de focar nos treinos!

 

Por fim… consulte um médico!

Se você tem mais dúvidas sobre os efeitos do álcool ou acredita que ele está atrapalhando os seus treinos, o melhor a fazer é consultar um Médico, Nutricionista ou o seu próprio Instrutor da academia – gabaritado e formado em Educação Física.

 

Ebook Metabolic Diet